Dados do município/localização
Fundação: 28/12/1987
Emancipação Política: 28 DE DEZEMBRO
Gentílico: OCARENCE
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião: NORTE CEARENSE IBG
Microregião: MICRORREGIÃO DE CHOROZINHO
OCARA
Origem

Ocara é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na mesorregião Norte cearense e na Microrregião de Chorozinho. A população estimada em 2015 era de 25.123 habitantes. É um dos municípios mais novos do Ceará, tendo se emancipado politicamente em 1987.

História

Chamou-se primitivamente Jurema, denominação que caracteriza certa espécie arbórea e própria de solos empobrecidos, rasos e impermeáveis. Suas origens estão vinculadas à família de João Correia dos Santos, fazendeiro e comerciante no local, porém se data que possa identificar as relações do tempo.

A região entre os rios Choró e Piranji e a Serra do Cantagalo era habitada por índios como os Jenipapo, Kanyndé[6],[7], Choró, Jaguaribana e Quesito. Com a catequização realizadas pelos jesuítas junto aos índios da região, e a introdução da pecuária na época da carne seca e charque; e depois a implantação do café e algodão no final século XVIII, surgiram fazendas e núcleos urbanos, e Ocara foi um destes.

Cultura

As manifestações artísticas que se destacam no município é o Reisado Boi Coração do mestre Luciano, as danças folclóricas, as festas juninas, o cordel e o artesanato. A cidade é terra natal do mamulengueiro e topador de Boi Mestre Pedro Boca Rica e do repentista Zé Mitôca. Um cordelista de destaque na cidade é o poeta Dim raposo, autor do livro de cordéis A Faculdade da vida[38]. Os principais eventos culturais são as festas do padroeiro, Santo Antônio (13 de junho), Festa das Almas (1 de novembro), Festa do Município.

Divisão Política

Distrito criado com a denominação de Jurema, pelo decreto estadual nº 448, de 20 de dezembro de 1938, criados com terras do território dos distritos de São Sebastião e Vazantes, subordinado ao município de Aracoiaba. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Jurema figura no município de Aracoiaba. Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30 de dezembro de 1943, o distrito de Jurema passou a denominar-se Ocara. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Ocara permanece no município de Aracoiaba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Ocara, pela lei estadual nº 6832, de 6 de dezembro de 1963, desmembrado de Aracoiaba. Sede no antigo distrito de Ocara.

Constituído do distrito sede. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual nº 8339, de 14 de dezembro de 1965, é extinto o município de Ocara, sendo seu território anexado ao município de Aracoiaba, como simples distrito. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Ocara figura no município de Aracoiaba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Ocara, pela lei estadual nº 11415, de 28 de dezembro de 1987, desmembrado de Aracoiaba. Sede no antigo distrito de Ocara. Constituído de 2 distritos: Ocara e Curupira. Instalado em 1 de janeiro de 1989. Pela lei municipal nº 39, de 26 de janeiro de 1990, é criado o distrito de Serragem e anexado ao município de Ocara. Pela lei municipal nº 42, de 26 de janeiro de 1990, foram criados os distritos de Arisco dos Marianos, Novo Horizonte e Sereno de Cima e anexados ao município Ocara. Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído de 6 distritos: Ocara, Arisco dos Marianos, Curupira, Novo Horizonte, Sereno de Cima e Serragem.Assim permanecendo em divisão territorial datada 2007

Curiosidades

Atração turística Serrote de Ocara
Ir a Ocara e não subir no Serrote é uma viagem pela metade. No topo encontra-se a capela de São Francisco, onde é realizada missa em homenagem ao santo no dia 4 de Outubro. De lá se tem a vista panorâmica da cidade, pode-se aproveitar o vento forte e único na pedra do vento, e por trilhas de alto grau de dificuldade pode-se chegar à furna da onça, uma caverna maravilhosa. Assim sendo o Serrote pode ser considerado um ponto turístico que mistura fé e história com muita aventura e adrenalina.

Dados de características geográficas
Área: 765.366,00
População estimada: 25123
Densidade: 3.282,00
Altitude: 67
Clima: TROPICAL QUENTE SEMI-ÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Distância para a capital: 101,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito